Notícias

Obra do inesquecível Paulo Emílio (1941 - 1990) sob os cuidados da Up-Rights

Obra do inesquecível Paulo Emílio (1941 - 1990) sob os cuidados da Up-Rights

Paulo Emílio da Costa Leite: compositor virtuoso, poeta, autor de vários sucessos em parceria com João Bosco e Aldir Blanc, com destaque para "Linha de passe", "Masmorra", "Coisa feita", "Cobra criada", "Galo, grilo e pavão", "O escândalo da mandioca" e "Nação", entre outras.

Na década de 1970, juntamente com Aldir Blanc, Gonzaguinha, Ivan Lins, entre outros, fez parte do MAU (Movimento Artístico Universitário).

No ano de 1982, Clara Nunes interpretou "Nação", música de sua autoria em parceria com João Bosco e Aldir Blanc. A composição era faixa-título do álbum de Clara e tornou-se um grande sucesso da carreira da cantora e dos três autores, sendo regravada mais tarde por João Bosco.

Em 1984, Marcello Lessa gravou um compacto simples, interpretando "Azulão" e "São Sebastião", canções compostas em parceria com Paulo Emílio. O disco foi indicado para o "Troféu Chiquinha Gonzaga", da Associação dos Produtores Independentes de Discos.

Na lista dos intérpretes de suas composições constam Nana Caymmi, Simone, César Camargo Mariano, Elis Regina, Clara Nunes e Maria Bethânia, além dos parceiros Djavan, Sueli Costa, Moacir Luz, Marco Aurélio, Maurício Tapajós, Rico Doriléo, Oscar Castro Neves, Chico Mário e Márcio Proença.

Assista Clara Nunes interpretando a música “Nação”: http://youtu.be/Hy4AnpnCHDw

Foto: Romeu Antunes

Voltar para Notícias